Em 27 de Maio de 1993, Fernão Ferro tinha cerca de 5600 moradores, muitos deles tinham as suas origens nos mais diversos pontos do País. Ambicionavam encontrar a tranquilidade e forma de estar idênticas às das suas aldeias e vilas natal. Procuravam trabalho condigno, conseguindo dessa forma proporcionar melhor qualidade de vida às suas famílias, à data da sua criação a Freguesia carecia de muitas infraestruturas básicas tais como redes de água e de saneamento básico, ruas alcatroadas, espaços verdes aprazíveis de mais e melhores transportes, mais saúde, mais educação mais e melhor cultura, entre outros, que iriam contribuir para o bem estar da população e do seu modo de vida.
Trinta e um ano se passaram, e neste tempo a Freguesia de Fernão Ferro foi a nível proporcional, das que mais cresceu em número de população, dos cerca de 5600 moradores em 1993 hoje tem perto de 25 mil mas muito continua ainda por fazer,
Com este enorme crescimento os equipamentos existentes não foram dando resposta às pretensões da população, como é o caso da educação em que é URGENTE uma resolução para que nos próximos anos, letivos, não fiquem muitas dezenas de crianças, por colocar nas escolas básicas e jardins-de-infância, ainda na educação a reivindicação da escola de 2 e 3 ciclo e secundária na freguesia, deu, neste último ano, passos significativos, tendo sido já mapeada para que no mais curto espaço de tempo se torne uma realidade.
Na saúde, o atual centro apenas consegue dar resposta a cerca de 14 mil pessoas, ficando quase 9 mil sem poderem contar com os cuidados necessários de um serviço que se pretende igual para todos, também neste caso a junta de freguesia está na linha da frente para reivindicar os direitos da sua população.
No desporto, apenas temos um ring público, e não obstante existir na freguesia outros ringues, alguns salões e alguns palcos, quase todos pertencendo ao movimento associativo. É urgente a construção de um pavilhão multiusos que consiga dar uma resposta a todas as modalidades existentes na freguesia.
Na cultura a criação de um espaço próprio é igualmente necessário, um local onde exista uma biblioteca, um anfiteatro, um auditório, uma sala para exposições, e que permita igualmente aos estudantes da freguesia e não só, poderem-se juntar para aí estudarem e realizarem os seus trabalhos.
Viver sem ligação à rede de água é outro grande problema existente na nossa freguesia e que ainda hoje afeta muitas famílias, e mesmo não sendo aceitável, é possível viver sem as ruas alcatroadas e sem esgotos, o mesmo não se pode dizer quando não se tem água a correr nas torneiras. Este é mais um assunto que a junta de freguesia dedica especial interesse na resolução de todas as situações, em especial daquelas que são possíveis de resolver.
Reconhecer igualmente a dedicação e o empenho dos funcionários da junta de freguesia, que durante estes 31 anos deram, e dão, o seu melhor em prol da qualidade de vida da população da freguesia.
Para terminar dizer o seguinte, Fernão Ferro tem os problemas anteriormente identificados e outros que são reconhecidos por todos, mas mesmo assim acho que é unânime, que adoramos viver por cá. Adoramos a nossa terra, adoramos a nossa Freguesia, mas queremos, merecemos e precisamos de mais.
Rui Pereira
Presidente da Junta de Freguesia de Fernão Ferro